Oi, Gás Nobre, tudo bem?
No post de hoje, vamos falar sobre os pensadores que deram origem à Química moderna: Os Alquimistas. Mas afinal, quem eram os alquimistas? O que eles queriam? E qual é a importância deles para a Química hoje?
Boa leitura!
História da Alquimia
Não tem como falarmos dos alquimistas sem falar da área de estudo deles, a Alquimia. Mas, afinal, o que é a Alquimia? Bom, onde e quando a Alquimia surgiu exatamente é algo incerto, mas há estudiosos que creem que ela já era praticada desde o Antigo Egito, permanecendo como a principal ciência do período medieval, entre os séculos V a XV. Contudo, a Alquimia chinesa pode ser ainda mais antiga, e há indícios dela de mais de 6 mil anos!
No Egito Antigo, foram desenvolvidas técnicas de manipulação de metais e embalsamento de corpos. Posteriormente, essas práticas foram associadas aos conhecimentos árabes e greco-romanos, chegando à Europa. Assim, podemos dizer que a Alquimia foi a antecessora de várias ciências, como a Medicina e a Química.
Na época medieval, os alquimistas eram os pesquisadores que estudavam por meio da observação da natureza, faziam experimentos, procedimentos químicos, usavam aparelhos, instrumentos e materiais.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Alquimia era praticada por diversos membros da Igreja Católica. Para evitar que a Alquimia acabasse sendo falsamente praticada por charlatões, os alquimistas acabaram criando linguagens secretas para se resguardar, buscando assegurar que os conhecimentos fossem bem empregados.
Assim, os alquimistas criaram símbolos e termos que só eram acessíveis aos iniciados, o que acabou por tornar a prática cada vez mais restrita e secreta. Com a implementação da Inquisição em algumas regiões da Europa, a Alquimia passou a ser confundida com aquilo que a Igreja Católica considerava bruxaria.
Por isso, houve perseguição e condenação de vários dos estudiosos que faziam estudos importantes, como os relacionados à descoberta de elementos químicos. A partir dessa época, os alquimistas passaram a ser excomungados, presos e queimados na fogueira.
Leia mais em: O que a Química Estuda
Objetivos da Alquimia
Apesar de ter contribuído para o surgimento de diversas ciências e ter descoberto vários conhecimentos que temos até hoje, boa parte dos alquimistas tinha alguns objetivos em mente no exercício da sua prática. Entre os principais, podemos elencar:
- Criação do Elixir da Longa Vida, um medicamento que curaria todas as doenças e daria vida longa ou vida eterna a quem o tomasse. Os alquimistas intensificaram a procura por esse elixir por meio de experiências laboratoriais e usavam os 4 elementos considerados essenciais em seus trabalhos: água, ar, fogo e terra.
- Geração de uma vida humana artificial, os homunculus (pequenos homens);
- Transformação dos metais inferiores em ouro.
Conforme algumas lendas que eram consideradas pelos alquimistas, tanto o Elixir da Longa Vida quanto a transformação de metais em ouro poderia ser conseguida com a obtenção da Pedra Filosofal, uma substância mística.
Importância da Alquimia
Atualmente, muitos pesquisadores creem que a Alquimia não tinha como objetivo apenas a transformação de substâncias químicas em outras, e que era muito mais do que uma protociência. Ela também contribuiu para a mudança de valores, crescimento espiritual em harmonia com a natureza e desenvolvimento do espírito científico.
Por exemplo, na China e no Egito, os estudos dos alquimistas chegaram ao domínio de técnicas de metalurgia e até à descoberta da pólvora. Ela contribuiu para o progresso científico tanto no Ocidente quanto no Oriente, no que diz respeito ao uso de substâncias minerais e vegetais.
Leia mais em: A história da tabela periódica
Principais alquimistas
Os alquimistas foram os cientistas de seu tempo. Até hoje, por mais que muitos de seus experimentos não tenham dado certo e muitas de suas teorias não tenham se confirmado, são considerados grandes sábios. Entre aqueles que se destacaram na História, estão:
- Hermes Trimegisto
- Maria, a Judia (séc. II a.C): alquimista e filósofa grega
- Avicena (980-1037): alquimista, filósofo e médico árabe
- Santo Alberto Magnus (1200): alquimista e bispo alemão
- Roger Bacon (1214-1294): alquimista e filósofo inglês
- São Tomás de Aquino (1225-1274): alquimista e frade italiano
- Nicolas Flamel (1340-1418): alquimista e escrivão francês
- Caterina Sforza (1463-1509): alquimista italiana
- Heinrich Cornelius Agrippa (1486-1535): alquimista e médico alemão
- Paracelsus (1493-1541): alquimista, médico e astrólogo suíço alemão
- John Dee (1527-1608): alquimista, matemático e astrônomo inglês
- Marie Meurdrac (1610-1680): alquimista e química francesa
- Robert Boyle (1627-1691): alquimista, químico e físico inglês
- Sir Isaac Newton (1643-1727): alquimista, matemático e físico inglês
- Conde de St. Germain (1712-1784): alquimista, ourives e músico romeno
- Alessandro Cagliostro (1743-1795): alquimista italiano
- Fulcanelli (1839-1953): alquimista francês
- Eugène Léon Canseliet (1899-1982): alquimista francês
Da Alquimia à Química
A alquimia envolvia a combinação de elementos de diversas outras ciências como Química, Física, Biologia, Medicina, Geologia, Metalurgia, Filosofia, Astrologia, Astronomia, Antropologia, Arte, Espiritualismo, Misticismo, entre outras.
Como vimos, a Alquimia se tornou uma prática importante no desenvolvimento do conhecimento e de técnicas que mais tarde viriam a ser usadas em muitas ciências, principalmente na Química Moderna.
A origem das palavras Química e Alquimia são as mesmas. Alquimia tem sua origem de Kemet, que significa “arte da terra negra”, que significa “arte do Egito”, uma vez que as populações do Antigo Egito se estabeleceram nas terras férteis das margens do Rio Nilo (terra negra). Os egípcios foram responsáveis pela criação e desenvolvimento de inúmeras técnicas e equipamentos utilizados até hoje nos laboratórios de química.
Leia mais em: Materiais utilizados no laboratório de química
Kemet foi chamada de χημία pelos gregos, que era como se referiam ao conjunto de técnicas aprendidas dos egípcios. Os árabes, traduzindo manuscritos gregos, passaram a chamar a χημία de Al quimia, que veio a tornar-se o que conhecemos como Alquimia.
Já a química, surge como a modernização da Alquimia, com o fim do misticismo e espiritualismo e adoção do método científico. A química surge como a tradução do termo Quimia do árabe Al quimia, sendo Chemie (alemão), Chimie (francês), Chemistry (inglês), Chimica (italiano) e Química (português).
Foi através da Alquimia que muitos produtos foram desenvolvidos e descobertos, como metais, sabões e muitas substâncias químicas, como ácido nítrico, ácido sulfúrico e hidróxido de potássio. Ou seja, os alquimistas acabaram deixando sua contribuição e abriram o caminho para a Química.
Leia mais em:
A importante contribuição dos profissionais da química no combate ao coronavírus
Isso posto, também é importante lembrar que muitas ideias sustentadas pela Alquimia foram abandonadas lá pelo século XVIII, momento em que consideramos que surgiu a Química moderna.
Leia mais em: Quem foi Lavoisier e qual sua contribuição para a química?
Gás Nobre, vale citar que a Alquimia desperta tanto interesse das pessoas que alquimistas famosos como Agrippa, Paracelsus e Nicolau Flamel são citados livros de Harry Potter, tendo eles cartinhas próprias dos sapos de chocolate. Também vale citar que existe um anime sobre a Alquimia, chamado Fullmetal Alchemist, ou seja, a Alquimia influenciou não apenas a química e outras ciências, mas também a cultura pop atual.
–
Gás Nobre, espero que este post tenha ajudado você a compreender melhor quem foram os alquimistas e qual a importância deles para a Química! E se você quiser um auxílio no seu processo de estudo, venha estudar com a gente e realize seu sonho de cursar uma faculdade!
Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciência da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender Química, Física e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda em 2020.
Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.
Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciência da Natureza da web!
Bora reagir e realizar os seus sonhos?
Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga o meu Instagram, se inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.