Fala Gás Nobre, sabia que diferentes reações químicas reagem com diferentes velocidades de reação? E que estas velocidades são denominadas Taxas de Reação e existem diferentes equações para calculá-las, chamadas de Leis de Velocidade?
A velocidade de uma reação varia de uma para outra, podendo ser muito rápidas, consideradas instantâneas, como por exemplo, a detonação de um explosivo, lentas, como a formação de ferrugem em peças de ferro, ou ainda muito lenta, como a formação do petróleo, que leva milhões de anos.
Saber a velocidade de uma determinada reação e como alterá-la, tornando-a mais rápida ou mais lenta, é algo muito importante para basicamente todas indústrias químicas, sejam elas de alimentos, bebidas, farmacêuticas, combustíveis, etc…
Sabendo a velocidade da reação podem-se determinar prazos de validades de alimentos e medicamentos, o tempo de decomposição de resíduos, tempo de permanência de pesticidas, tempo de secagem de colas e moldes odontológicos e ortopédicos, além de estudar a combustão de diferentes tipos de combustíveis, entre outros.
Mas o que é e como determinamos a Taxa de Reação?
A Taxa de Reação é a taxa de consumo de reagentes, isto é, a rapidez com a qual um reagente é consumido em uma reação, quanto maior a rapidez do consumo de reagente, maior será a velocidade da reação.
De maneira alternativa, também se pode determinar a velocidade ou taxa de reação a partir da rapidez com a qual os produtos da reação são formados.
A taxa de reação pode ser determinada pela razão entre a variação da concentração do reagente pela variação do tempo, como demonstrado abaixo:
Por convenção, velocidades de reação, taxas de consumo de reagente ou taxas de produção de produtos são sempre reportadas como números positivos, por isso adiciona-se um sinal negativo no cálculo das taxas de consumo de reagentes.
A taxa de reação é afetada pela estequiometria da reação química, por exemplo, vamos considerar a equação genérica a seguir:
As taxas de consumo dos reagentes e de produção dos produtos seriam representadas da seguinte forma (figura abaixo), sendo divididas pelo coeficiente estequiométrico da reação.
E como determinamos a velocidade de uma reação?
Os químicos Cato Guldberg e Peter Waage formularem a lei da velocidade, em 1864, na qual propõe que a velocidade de uma reação é determinada único e exclusivamente pelos reagentes dessa reação.
Cada reação química possui uma lei de velocidade particular que só pode ser determinada apenas de maneira experimental.
Para a mesma reação aA + bB > cC + dD , a lei da velocidade é representada pela expressão matemática genérica abaixo:
Sendo k a constante de velocidade, característica de cada reação, [A] e [B] a concentração dos reagentes genéricos A e B, e α e β a ordem de reação para cada reagente.
Atenção! É importante que não se confunda os coeficientes estequiométricos com as ordens de reação mostradas na lei de velocidade pelos expoentes α e β.
Mas o que é ordem de reação?
A ordem de reação de um reagente é o quanto a variação de sua concentração afeta na velocidade da reação, por exemplo, se a variação da concentração de um reagente não afeta na velocidade da reação, a ordem de reação deste reagente será zero, pois o mesmo não afeta na velocidade da reação, independentemente de sua concentração.
No entanto, um reagente que ao ter sua concentração dobrada dobra-se a velocidade da reação, tem ordem de reação igual a um (1), pois o aumento da sua concentração afeta de maneira igual à velocidade de reação. Agora, se dobrarmos a concentração de um reagente e a velocidade da reação quadruplicar, significa que sua ordem de reação é igual a dois (2) e assim por diante, de forma exponencial, como mostra o quadro abaixo:
E por fim, temos a ordem global de reação, que é a soma dos expoentes da ordem de reação de cada reagente, como se pode observar abaixo:
Este texto te ajudou a compreender as Taxas de Reação e Leis de Velocidade? E agora você quer saber como uma reação química acontece e quais fatores são necessários para que ela ocorra? Leia mais em: Teoria das Colisões – Você já ouviu falar?
Ficou interessado neste assunto? Veja mais sobre assistindo nossa playlist no Youtube sobre Cinética Química.
Leia mais em:
Velocidade Média das Reações
Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciências da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender Química, Física e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda em 2020.
Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.
Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciências da Natureza da web!
Bora reagir e realizar os seus sonhos?
Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga o meu Instagram, se inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.