Estudar a distância é uma tendência que tem atingido cada vez mais alunos, sejam eles do ensino fundamental, médio, superior ou outros tipos de cursos, como cursos complementares e livres.

Esse é um modelo bastante interessante porque não exige que estudante e professor estejam presentes no mesmo ambiente: o professor pode disponibilizar as aulas em vídeo e os alunos as acessam de qualquer local, seja em tempo real ou vídeo gravado.

Nesse sentido, uma das maneiras mais benéficas de aprender é por meio de plataformas online, que disponibilizam cursos para alunos com os mais diferentes objetivos. Um deles é reforçar as disciplinas estudadas na escola para ajudar a garantir a vaga na tão sonhada universidade.

Mas, quais são os benefícios de estudar com uma plataforma online? É melhor do que estudar presencialmente? Acompanhe o post e descubra!

5 motivos para estudar com uma plataforma online

1. O aluno tem mais autonomia no aprendizado

Uma das razões para estudar com uma plataforma online é que, em comparação com o estudo presencial, o aluno tem mais autonomia no processo de aprendizado. Isso porque ele é o sujeito do próprio aprendizado, em vez de apenas obedecer ao que é apontado pelo professor.

Por exemplo, algumas plataformas trabalham com planos de estudo personalizados, em que você informa suas preferências, objetivos e quantas horas pode dedicar aos estudos, e um plano é preparado especificamente para você.

Leia mais: Tratamento de Água e Esgoto

2. Cursos de plataformas online possuem uma dinâmica diferente em relação a cursos presenciais

Estudar em horários regulares, numa sala de aula, sofrendo com a pressão de prestar a atenção a cada segundo para não perder o conteúdo, é um modo de aprendizado que não atende às necessidades de todos os alunos.

Assim, o aprendizado por meio de plataformas online permite uma dinâmica de estudos diferente. O aluno pode estudar de praticamente qualquer lugar em que possa ter acesso às aulas e escolher o horário que mais lhe convém.

E, se você sente falta da interação presencial com os professores e colegas, as aulas ao vivo podem compensar esse ponto, já que é possível ter interações digitais, como chats e fóruns de discussão. Além disso, algumas plataformas online possuem sistemas de monitorias que possibilitam ao aluno tirar dúvidas individualmente com os professores.

Leia mais: Sais: o que você precisa estudar

3. É possível economizar

Em época de crise financeira, poder contar com opções mais econômicas para estudar é um grande benefício. Nesse sentido, muitos cursos oferecidos em plataformas online têm um bom custo-benefício, e alguns inclusive possuem módulos gratuitos.

Em geral, cursos em plataformas online são mais baratos pois exigem menos infraestrutura para serem produzidos: não é preciso pagar aluguel de sala de aula, o professor pode gravar a aula uma vez e reproduzi-la mais de uma vez para diversas turmas, o material não precisa ser impresso (pode ser todo digital) etc.

Leia mais: Ácidos e Bases no ENEM

4. O aluno pode estudar de (quase) qualquer lugar

Atualmente, o acesso a computadores, smartphones e tablets é muito mais disseminado e, assim, é possível assistir a cursos de plataformas online em quase qualquer lugar com internet: no conforto de casa, enquanto esperamos o metrô ou ônibus, em uma fila ou na sala de espera do médico.

Mesmo dentro de casa você pode escolher seu canto preferido e montar seu “cafofo” de estudos. Em temos de coronavírus, ter o privilégio de estar em casa e manter os estudos é uma grande vantagem para não perder o hábito de estudar.

Leia mais: Chuva Ácida: uma explicação química

5. O ensino pode se adaptar a diferentes formas de aprendizado

É inegável que o sistema clássico de aprendizado não contempla todos os alunos da mesma maneira: têm vantagem os estudantes que possuem mais facilidade de aprender de ouvir o professor falando ou, no máximo, acompanhando o que ele diz pelo livro. Mas, e os alunos que aprendem melhor de outro modo, como ficam?

Já o ensino por meio de plataformas online tende a ser mais flexível nesse sentido. O quadro, o professor e o conteúdo ainda estão presentes, mas também costumam contar com outras mídias, como áudio da aula, recursos visuais, textos, testes interativos etc.

Além disso, em vez de trabalhar com textos longos como os dos livros didáticos, muitos cursos em plataformas online adaptar o material escrito para torná-lo mais dinâmico, criando textos mais curtos e com linguagem mais simples, o que facilita a assimilação.

Espero que você tenha entendido os motivos para estudar com uma plataforma online. Afinal, o ensino a distância e as modalidades de estudo digital vêm surgindo para ajudar e tornar o aprendizado cada vez mais fácil, e não o contrário. E se você quiser um auxílio no seu processo de estudo, venha estudar com a gente e realize seu sonho de cursar uma faculdade!

Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciências da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender QuímicaFísica e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda em 2020.

Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.
Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciências da Natureza da web!

Bora reagir e realizar os seus sonhos? 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga o meu Instagramse inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of