A pandemia de coronavírus está nos mostrando como a ciência é importante, certo? Todo dia vemos novas informações sobre o novo vírus sendo divulgadas. Mas de onde vem essas informações? Das pesquisas realizadas com equipes formadas por profissionais pesquisadores da área da saúde. Os resultados dessas pesquisas são divulgados em artigos científicos, mas como esses artigos são publicados? Eu vou te explicar todo esse processo neste texto! 

Tudo começa em um laboratório, ou melhor, com um time de pesquisadores encontrando um problema que desejam resolver. Esses pesquisadores, sérios e comprometidos, utilizarão o método científico para realizar seus experimentos, ou seja, o processo científico realizado deve atender critérios mínimos.  A partir do problema identificado, uma hipótese será desenvolvida e testada em situações específicas e os resultados serão analisados para que uma conclusão seja construída com base nos resultados. 

Dá uma olhada nesse texto e conheça Os 5 passos que são necessários para o desenvolvimento de medicamentos contra a Covid-19

Mas como os pesquisadores compartilham o conhecimento?

O principal meio de divulgação do trabalho científico são as revistas científicas. Existem diversas revistas desse tipo mundo afora. Já ouviu falar na Science Magazine? Ela é uma revista científica publicada pela Associação Americana para o Avanço da Ciência, seu primeiro volume foi produzido em 1880. Estima-se que hoje 130 mil pessoas recebem a versão impressa desta revista e que com o acesso online sejam impactados 570 400 leitores.

Imagine que você é um pesquisador que trabalha com o desenvolvimento de vacinas e está muito preocupado com a situação da Covid-19. Vamos supor que você e sua equipe conseguem desenvolver uma vacina contra o SARs-Cov-2 e obtém resultados positivos. O próximo passo a ser dado é a escrita do artigo científico. Em algumas páginas você deverá contar como a vacina foi desenvolvida, testada e quais resultados foram obtidos. Com o artigo pronto, você enviará o material para a revista em que deseja publicar. Lembra da Science que citei agora pouco? A cada 100 artigos enviados para avaliação apenas 7 são publicados. Há revistas em que a concorrência para publicação é menor, mas todas exigirão que você e sua equipe tenham sido rigorosos no processo científico. 

Quando você envia seu artigo para uma revista científica ele será lido e avaliado por seus pares, ou seja, outros pesquisadores da mesma área farão a leitura para avaliar se os resultados obtidos são válidos, e se a sua pesquisa é original e relevante para a sociedade e o meio científico. 

Sendo aprovado pelos seus pares o seu artigo será editado. Os fatos e referências bibliográficas serão verificados. E uma revisão final será feita por editores da revista escolhida por você para publicação. O tempo entre a submissão de um artigo científico para avaliação e sua publicação pode variar de uma revista para outra, podendo levar de dias até meses. Se a publicação for referente a um assunto que está em destaque no momento, como Covid-19, o processo pode ser acelerado e o trabalho ser publicado na modalidade “pré-impressão”. 

Artigos publicados na modalidade “pré-impressão” não passaram pelo processo de revisão dos pares e revisão por editores antes da publicação em meios digitais. Estes artigos costumam ser publicados em plataformas, como por exemplo a arXiv, medRxiv e bioRxiv. Esta prática permite que os resultados sejam compartilhados com maior rapidez, o que pode ser positivo por um lado, mas também pode ter consequências negativas. 

Em janeiro, quando o novo vírus ainda não ameaçava vidas no Brasil, um artigo foi publicado na modalidade de “pré-impressão” na plataforma bioRxiv e falava sobre as proteínas do novo coronavírus e sua similaridade com proteínas do vírus HIV.  Essa descoberta chegou aos jornais de veiculação nacional e internacional. O resultado? Várias teorias utilizaram o estudo científico para justificar a ideia de que o vírus foi desenvolvido em laboratório. Críticos que leram o artigo e questionaram a metodologia empregada pelos pesquisadores.  Se o artigo tivesse passado pelo processo de revisão dos pares, ajustes poderiam ter sido feitos antes ou o trabalhado rejeitado, evitando a propagação de informações incorretas. 

Revistas científicas devem ser muito criteriosas no processo de seleção dos artigos a serem publicados. A qualidade do processo de revisão dos artigos pelos pares e do processo de edição influencia diretamente na reputação da revista no meio científico. A qualidade das revistas é importante para os pesquisadores. Afinal depois de todo o trabalho realizado nos laboratórios, interpretando e analisando os dados o desejo é para que os resultados sejam publicados em uma revista de referência positiva.  

Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciências da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender QuímicaFísica e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda em 2020.

Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.
Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciências da Natureza da web!

Bora reagir e realizar os seus sonhos? 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga o meu Instagramse inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Elisa OrlandiCarolina Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Carolina
Visitante
Carolina

Melhor time de professores que eu ja vi! <3