A gente já publicou um texto para vocês comentando quais os 5 tópicos de química que vocês devem estudar para o ENEM! Agora é a vez da Física no ENEM e as 4 dicas que vão te ajudar!

1. Desenvolva o raciocínio lógico e domine a matemática!

Usar fórmulas para resolver as questões de física ou química pode ser um facilitador na hora de resolver os exercícios! Mas caso você não saiba que fórmula escolher use seu pensamento lógico. 

Estude a matemática básica e coloque ela em prática ao resolver os exercícios de física.  A matemática é para a física uma linguagem, ou seja, uma forma de expressar o pensamento e análise dos fenômenos físicos. 

Além das aulas de física que estão disponíveis na plataforma do Ciência em Ação, também temos aulas de matemática  básica que você que é nosso aluno pode assistir! 

2. Associe os conceitos da física ao seu cotidiano!

As questões de física podem apresentar situações-problemas nos enunciados. Quando estudar os conteúdos da física pense no seu cotidiano! Além disso vale ficar ligado às notícias que envolvem fenômenos e conceitos científicos. Na ondulatória, por exemplo,  conheça as tecnologias que funcionam com ondas como o microondas e rádios. Na cinemática associe com aviões e carros em movimentos, com acidentes automotivos. 

Se liga nessa aula sobre ondulatório do prof. Ueslei: 

3. Se você está com dificuldades de entender uma questão: desenhe!

Essa dica é importante para questões de cinemática. Nessa área da física estuda-se o comportamento dos corpos em situações de movimento.  Se você estiver com dificuldades de entender a situação exposta no enunciado use sua criatividade e desenhe! Veja o exemplo: 

(Enem 2017) Um motorista que atende a uma chamada de celular é levado à desatenção, aumentando a possibilidade de acidentes ocorrerem em razão do aumento de seu tempo de reação. Considere dois motoristas, o primeiro atento e o segundo utilizando o celular enquanto dirige. Eles aceleram seus carros inicialmente a 1,00m/s². Em resposta a uma emergência, freiam com uma desaceleração igual a 5m/s² O motorista atento aciona o freio à velocidade de 14m/s enquanto o desatento, em situação análoga, leva 1,00 segundo a mais para iniciar a frenagem.

Que distância o motorista desatento percorre a mais do que o motorista atento, até a parada total dos carros?

O desenho para te ajudar na resolução da questão ficaria assim: 

Ficou curioso com a resposta correta? Espero que você tenha se desafiado e tentado resolver! A resposta é: o carro B percorreu 17,4 m a mais que o carro A.

4. Para classificar as ondas em eletromagnéticas ou mecânicas pense em como elas aparecem na natureza!

As ondas mecânicas são as que se propagam nos meios  materiais. Ou seja, é uma propagação de energia que passa de molécula para molécula, como se fosse uma brincadeira de passar  bastão, onde o bastão seria a onda e as pessoas as moléculas. Podemos dizer que as vibrações periódicas das moléculas podem ser classificada como ondas. Podemos perceber isso ao observar o mar agitado ou ao ouvir a música alta de um show que está acontecendo ou o canto de um pássaro. As ondas sonoras propagam-se nas moléculas de ar.  

Já as ondas eletromagnéticas não precisam de um meio para se propagar. Na verdade, se propagam melhor no vácuo. Isso porque ondas eletromagnéticas podem ser geradas pela agitação de cargas elétricas, pelo resultado do processo de fusão que acontece no sol, no caso a luz, que vai do ultravioleta ao infravermelho, raios -X, microondas, ondas de rádio e TV, entre outros.

Veja esta vídeoaula sobre os tipos de ondas que existem:

Pronto pra detonar a Física no ENEM com as 4 dicas que vão te ajudar? Você tem alguma dica que já te ajudou numa prova de física? Compartilha com a gente nos comentários!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of