Ligas são materiais metálicos resultante da mistura de dois ou mais metais ou de metais com ametais. As ligas podem ser misturas homogêneas ou heterogêneas. Normalmente em sua forma pura os metais não apresentam propriedades para serem usados no nosso cotidiano. Por exemplo, o ferro puro é muito duro, porém, é quebradiço. Portanto, o objetivo de fazer uma liga metálica é melhorar alguma propriedade que as substâncias separadas não apresentam.
Veja as ligas mais comuns:
Aço
Formado pela mistura majoritária de Ferro e Carbono é usado em peças metálicas que sofrem elevada tração, pois é mais resistente a tração que o ferro puro. O aço é uma liga que pode ser usada pra produzir outra ligas. Tubulações de Aço
Aço Inox
Formado por aço, cromo e níquel é uma liga que não sofre corrosão, é praticamente inoxidável, e por isso é usado em talheres e utensílios de cozinha em geral, além peças para carro e decoração. Porta de elevador e painel em Inox.
Bronze
Formado por cobre e estanho é uma liga muito resistente ao desgaste, por isso foi muito utilizado na confecção de armaduras e hoje é usado pra produzir sinos, medalhas, moedas e estátuas. Moedas de bronze (material também usado em medalhas).
Latão
Formado por cobre e zinco é uma liga metálica com alta flexibilidade e por isso é utilizado na confecção de instrumentos musicais de sopro, como flauta, sax além de ser usado na produção de tubos e torneiras. Instrumentos de sopro são feitos de latão.
Magnálio
Formado pela mistura de alumínio e magnésio é uma liga leve e bastante resistente e por isso é usado em peças de aviões e automóveis. Aviões têm magnálio na sua composição.