O primeiro caso de COVID-19 foi confirmado no Brasil no dia 26 de fevereiro. Desde o primeiro trimestre de 2020 a máscara se tornou um item indispensável na hora de sair de casa. Qual máscara funciona melhor? O que precisamos levar em consideração ao escolher este equipamento de proteção individual? 

Para te ajudar a escolher a máscara que funciona melhor eu encontrei um artigo publicado na revista Thorax. Ele mostra os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar a capacidade de gotículas e aerossóis se espalharem após um espirro ou tosse usando 3 tipos diferentes de máscaras. 

Será que sou assintomático?

Eu imagino que você já deve ter se perguntado isso. Será que peguei o vírus e não tenho sintomas? Os casos de infecção pelo SARS-Cov-2 tem nos mostrado que algumas pessoas não apresentam sintomas, outras apresentam sintomas leves ou medianos e há aqueles que morrem pela presença do vírus em seu corpo.  

Apresentando sintomas você irá se isolar e evitar até mesmo aquela ida ao supermercado. Mas, e se você não apresentar sintomas? A máscara é que evitará a transmissão do vírus para outras pessoas. 

O estudo, na busca pela máscara que funciona melhor, testou três tipos: duas máscaras feitas em casa, uma com duas camadas de tecido e outra com apenas uma camada e uma máscara cirúrgica com três camadas de tecido. 

Os testes: qual máscara funciona melhor?

Para testar as três alternativas de máscara e determinar qual funciona melhor filmagens foram feitas com uma câmera de alta velocidade e iluminação com LEDS para visualizar as gotículas e aerossóis. 

Os pesquisadores confirmaram que mesmo ao falar uma quantidade significativa de gotículas é liberada. Por isso não vale dar aquela abaixadinha na máscara para conversar, ok? Mas em dúvidas, a tosse e o espirro geram a maior quantidade de gotículas e aerossóis. 

Os experimentos realizados  mostraram que a máscara cirúrgica com 3 camadas é a mais eficiente na retenção dos aerossóis e gotículas. Mas se você não tem uma disponível saiba que as máscaras feitas em casa podem te ajudar a se proteger e quanto mais camadas de tecido elas tiverem, mais seguras serão. 

No vídeo abaixo você pode ver o resultado dos testes realizados. Na primeira parte o participante foi orientado a contar de 1 a 10, podemos observar que a máscara cirúrgica é a mais eficiente, mas que a máscara caseira com duas camadas já retém boa parte das gotículas e aerossóis. O mesmo padrão pode ser observado nos dois próximos testes realizados: tosse e espirro. 

O estudo não levou em consideração o risco de infecção, já que para analisar esse aspecto depende de com quantas pessoas assintomáticas ou com sintomas leves/médios você teve contato.

Como escolher a máscara que funciona melhor? 

Na falta de máscaras cirúrgicas para todos aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a escolher a máscara que funciona melhor: 

  1. Faça a sua máscara com pelo menos 3 camadas de tecido;
  2. Use uma camada externa de tecido que seja impermeável;
  3. Escolha tecidos com a trama mais fechada; 
  4. Tecidos sintéticos que tenham algodão pode ser opções mais confortáveis; 
  5. Certifique-se de que a sua máscara se encaixa adequadamente no seu rosto; 
  6. Troque de máscara a cada duas horas;
  7. Lave sua máscara todos os dias após o uso. 

Ainda não sabemos se o uso de máscaras é mais eficiente para prevenir que pessoas infectadas espalhem o vírus ou na prevenção de que pessoas saudáveis não seja infectadas. Mas ambas são igualmente importantes. 

Ou seja, Gás Nobre, use a máscara, saia apenas o necessário, higienize as suas mãos e fique  em casa. 

Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciências da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender QuímicaFísica e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda em 2020.

Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.
Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciências da Natureza da web!

Bora reagir e realizar os seus sonhos? 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga o meu Instagramse inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *