Eu sei que você pode estar um pouco cansado de acompanhar as notícias que envolvem o novo vírus e a Covid-19, mas hoje eu quero te trazer uma notícia positiva sobre isso. Robôs podem vir ao nosso resgate e ser ajuda em pandemias.
Estamos vivendo um momento de distanciamento social, a principal medida de combate ao vírus que temos nesse momento. E um grupo de cientistas defende que é o momento de colocarmos robôs em ação para nos ajudarem a passar por essa pandemia.
Robôs e a ajuda em pandemias: como?
De acordo com o corpo editorial da Science Robotics os robôs podem ser úteis em tarefas críticas como por exemplo na desinfecção de hospitais e na fiscalização do comprimento das medidas de distanciamento social.
Robôs já foram utilizados no processo de desinfecção do ambiente hospitalar e outros espaços públicos usando radiação UV ou utilizando robôs de uso agrícola e drones para aplicação de desinfetantes. Dessa forma reduz-se a exposição dos profissionais da limpeza, o que pode ser ampliado para os profissionais que realizam entregas de alimentos, medicamentos ou outros produtos.
Rastreamento da doença: como os robôs podem ajudar em pandemias
Profissionais da saúde são essenciais para a sociedade e com a necessidade de combatermos a atual pandemia de Covid-19 tem se discutido muito sobre a importância desses profissionais.
O cenário pandêmico exige que o esforço dos profissionais da saúde tenha como foco a execução de medidas preventivas e o tratamento dos pacientes já infectados pelo novo vírus. Mas como robôs podem otimizar o trabalho das equipes multidisciplinares de saúde? Podem ser desenvolvidos e programados androides que sejam capazes de automatizar as coletas biológicas para os teste para Covid-19.
Exames de sangue também já são alvo dos pesquisadores que desenvolvem robôs para serem utilizados na saúde. Há esforços sendo feitos na criação de máquinas que sejam capazes de utilizar ultrassom para localizar vasos sanguíneos.
Sistemas remotos: robôs podem ajudar no contato humano
Sistemas remotos podem contribuir para que o atendimento médico chegue em locais onde normalmente o acesso seria mais complicado, ou quando há necessidade de isolamento físico do paciente.
Já existem robôs que são utilizados em procedimentos cirúrgicos complexos, mas além desses cenários da otimização de cirurgias de alta precisão os androides podem contribuir para que o contato humano aconteça mesmo à distância.
Guang-Zhong Yang, um dos editores da revista científica Science Robotics, afirma que é importante que no desenvolvimento de robôs para atuação na área da saúde sejam ouvidos profissionais da área da saúde e pacientes. Yang relembra que em 2015, quando o surto de Ebola aconteceu, instituições do governo norte americano organizaram encontros para identificar como a robótica pode contribuir com pandemias, mas quando a situação foi controlada os esforços foram abandonados.
É de extrema importância que investimentos e esforços sejam feitas de forma sustentável nesse campo de pesquisa. Os trabalhos de pesquisa devem ser interdisciplinares para que soluções criativas e diversas sejam elaboradas.
Você, médico do futuro, se imagina trabalhando em com a ajuda de robôs?
Semana passada falamos sobre os esforços dos pesquisadores para o desenvolvimento de vacina contra o SARS-CoV-2, leia clicando aqui.