Fala Gás Nobre, hoje vamos dar continuidade no nosso assunto de Separação de Misturas, desta vez abordando as técnicas utilizadas na separação de misturas homogêneas, isto é, que possuem apenas uma única fase.

Como já citado na primeira parte, separação de misturas é um conjunto de técnicas que se utilizam das propriedades da matéria como: cor, densidade, ponto de ebulição e solubilidade.

Leia mais em:
Densidade
Introdução ao Estudo das Soluções
Soluções: Coeficiente de Solubilidade (CS) e Classificação das Soluções

Na primeira parte deste tema, abordei as técnicas utilizadas na separação de misturas heterogêneas e hoje, falarei das utilizadas para as misturas homogêneas.

Veja: Separação de Misturas – Parte I

Misturas Homogêneas

Legenda:
S – Sólido, L – Líquido e G – Gasoso

A letra que estiver entre parênteses ao lado do nome da técnica representa o estado físico dos componentes da mistura.

Leia mais em:
Substâncias Puras e Misturas
Mudanças de Estado Físico da Matéria

1) Evaporação (S+L);

Processo que consiste na evaporação do líquido constituinte da mistura. No entanto, no processo de evaporação, apenas o sólido é recuperado, perde-se o líquido.

Ex: Água + sal (NaCl). A água evapora e obtém-se o sal no fundo do recipiente onde a solução se encontrava. Este processo é o utilizado nas salinas e representa a principal forma de obtenção do sal de cozinha.

2) Destilação Simples (S+L ; L+L)

Processo de separação baseado na diferença dos pontos de ebulição (PE) dos componentes da mistura. Quanto maior a diferença entre os PE, mais fácil ocorre a separação. Ao contrário da evaporação, recupera-se todos os componentes devido ao condensador acoplado no sistema, que condensa o vapor gerado pelo aquecimento da mistura.

Ex: Sal + Água, aquece-se a mistura, a água evapora e é recolhida em outro recipiente.

     Água + Acetona, aquece-se e recupera-se a acetona(menor PE) em outro recipiente.

3) Destilação Fracionada (S+L; L+L; L+G)

Este processo também se baseia na diferença entre os pontos de ebulição (PE) dos componentes da mistura, no entanto, consegue separar substâncias de PE próximos, algo que a destilação simples não consegue. Todavia, este processo não consegue separar misturas azeotrópicas (que possuem o mesmo PE).

Ex: Água(PE = 100ºC) + Etanol(PE = 78,2ºC); Petróleo, através de enormes colunas de fracionamento, onde se separam diversos derivados do petróleo em diferentes faixas de temperatura.

Separação de Misturas
Destilação fracionada do petróleo

4) Liquefação Fracionada (G+G)

Processo de separação em que uma mistura gasosa é submetida a um aumento de pressão e diminuição de temperatura até ser totalmente liquefeita. A mistura líquida obtida é submetida a uma destilação fracionada, onde obtém-se cada componente da mistura em sua faixa de temperatura de ebulição.

Ex: Separação dos componentes do ar atmosférico para obtenção do gás oxigênio (O2) utilizado em hospitais.

Leia mais em: Separação de Misturas

Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciência da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender QuímicaFísica e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda nesse ano.

Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.

Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciência da Natureza da web!

Bora reagir e realizar os seus sonhos? 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha  página no Facebook, siga o meu Instagram, se inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *