Fala Gás Nobre, hoje vamos falar sobre a importante contribuição dos profissionais da Química na linha de frente do combate ao novo coronavírus, vamos ver algumas das ações que estes profissionais estão desempenhando, que vão desde a realização de testes clínicos laboratoriais até o desenvolvimento de novos compostos químicos.
De acordo com o Conselho Federal de Química, instituição que regulamenta e representa os profissionais de química do Brasil, desde o início da pandemia do Covid-19 profissionais da química têm trabalhado noite e dia em diversas frentes de combate.
Seja nos laboratórios, nas indústrias, nas salas de aula ou nos centros de pesquisa: desde que surgiram as primeiras notícias da pandemia, os profissionais da Química estão na linha de frente do combate à Covid-19. Em atividades que vão desde a investigação sobre o vírus e terapias até a fabricação de produtos, passando pelo desenvolvimento de novas técnicas, fiscalização de empresas e controle de qualidade.
Leia mais em:
Saiba tudo sobre o primeiro caso de coronavírus no Brasil
Por que a quarentena do coronavírus não é de 40 dias?
O propósito de conter a propagação do vírus reuniu químicos de diferentes áreas em projetos comuns, como a produção de álcool 70% para distribuição gratuita. Há também grupos de trabalho para fabricação de kits de testes e de máscaras de plástico e para aprimoramento de respiradores, entre muitas outras tarefas.
Estes profissionais atuam em inúmeras frentes, muitas delas das quais nem julgamos como uma frente de combate, como por exemplo, a indústria de alimentos. Químicos e demais profissionais deste setor tem atuado para que não ocorra o desabastecimento de alimentos para a população. Uma vez que em períodos como este tem-se uma tendência de que as pessoas estoquem comida em casa podendo gerar assim desabastecimento de prateleiras.
Outra linha de frente foi a produção de álcool em gel, onde laboratórios de química de praticamente todas as universidades públicas do país passaram a produzir este material, distribuindo-o para seus hospitais universitários, postos de saúde ou comunidades carentes. O mais bacana disso é que professores e pesquisadores renomados nas mais diversas áreas da química se uniram com um único propósito, criando verdadeiras forças-tarefa na produção de álcool em gel.
Papel importante também dos químicos foi o desenvolvimento de um produto nacional, uma vez que o mercado brasileiro de álcool em gel era totalmente dependente do Carbopol 940. Usado como espessante (textura) para o álcool e de patente chinesa, que devido a demanda mundial estava em falta. Diversos professores, alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica se dedicaram à obtenção deste produto, que ajudou a manter a produção de álcool em gel no Brasil a todo vapor. Além de não depender mais de matéria-prima estrangeira que estava em falta naquele momento.
Profissionais da Química, junto com profissionais das áreas médicas e biológicas trabalham ativamente na pesquisa e desenvolvimento de testes para o Covid-19. Além de buscar medicamentos que sejam comprovadamente eficazes no tratamento ou amenização dos sintomas desta doença.
Químicos também estão envolvidos na produção dos materiais poliméricos que são matéria-prima para confecção de luvas, máscaras, máscaras do tipo face shield, macacões, entre tantos outros equipamentos de proteção e de uso hospitalar. Esses equipamentos garantem a segurança dos nossos profissionais da saúde que estão na linha de frente cuidando dos pacientes infectados com este vírus.
Profissionais da química ainda estão por trás do desenvolvimento de equipamentos e novos materiais que podem ser utilizados como alternativas aos respiradores que possuem custo elevado e também se encontram em falta no mercado mundial.
De forma geral estes profissionais estão envolvidos direta ou indiretamente em todas as etapas e todas as frentes de combate, desde produção de matéria-prima para medicamentos, para produção de materiais de proteção, para produção de kits de testagem, para realização de análises e testes clínicos, produção de alimentos, produção de matéria-prima para equipamentos médicos e hospitalares, enfim, basicamente não há nada que não tenha um profissional da química de alguma forma e em algum nível envolvido, inclusive na busca da tão sonhada vacina.
Leia mais em:
Coronavírus
Vacina contra o coronavírus: Resultados positivos
E Gás Nobre, cabe aqui citar mais uma frente de combate que não apenas os químicos, mas diversos cientistas de todas as áreas, além é claro dos professores de ciências em geral (química, biologia, física). Que é o combate às Fake News, que podem ser tão nocivas quanto o próprio coronavírus, além de se espalharem ainda mais rápido.
Químicos, professores e divulgadores científicos têm-se dedicado arduamente ao combate destas Fake News, que apresentam curas ou tratamento milagrosos para o coronavírus ou coisas ainda piores, com o intuito de causar caos na população. Por isso, vou citar algumas destas Fake News que andaram rolando desde o começo da pandemia e o porquê da importância do papel do químico nesse combate.
1 – Vinagre é tão eficaz quanto o álcool para matar o vírus
Isso é mentira Gás Nobre, o vinagre não possui poder algum contra o coronavírus, apenas o álcool na concentração de 70%, preferencialmente o em gel, que fica mais tempo na mão e o sabão possuem eficácia comprovada na esterilização contra o Sars-Cov-2.
Leia mais em: Lavar as mãos: Nossa arma contra o coronavírus
2 – Vitamina C previne o coronavírus
Também não, apesar de fazer bem à saúde e possuir ação antioxidante, que ajuda a evitar o envelhecimento precoce, a vitamina C não previne a Covid-19.
3 – Bebida quentes ou alcoólicas matam o coronavírus
Errado, não adianta usar isso como desculpa pra beber uma cervejinha não que não adianta, apenas o álcool 70% tem eficácia e apenas sendo usado para higienizar as mãos e superfícies, nada de sair tomando hein?!
4 – Coronavírus não sobrevive a pH acima de 5,5, faça consumo de alimentos alcalinos como alho e limão.
Gás Nobre, essa é de longe uma das piores, toda vez que alguém acredita nessa Fake News um químico morre. Se você tá fera no conteúdo de pH sabe que limão é uma fruta ácida, portanto, tem pH abaixo de 7 e como limão é bastante ácido seu suco pode chegar a valores de pH igual a 2-3.
Aliado a esta Fake News podem ser vistass fotos de alguns alimentos e o valor do pH deles, com alguns que chegam a pH igual a 22, por exemplo. Mas pera lá, a escala de pH é de 0 a 14, nem tem como algum alimento possuir tal valor de pH, além de que o pH 14 é extremamente básico e a ingestão de algo com este valor de pH é caso de emergência hospitalar ou até mesmo morte.
Leia mais em:
pH e pOH
pH: Tudo o que você precisa saber
Então cuidado, Gás Nobre. Lembre-se das suas aulas de química e previna-se não só do coronavírus mas das Fake News também.
E desta forma, devido a estas Fake News, os químicos têm atuado em mais uma frente que é combater essas mentiras, que apresentam riscos não só de desinformação mas de fazer com que as pessoas acreditem e estejam desta forma correndo riscos de se exporem e se contaminarem com o coronavírus.
Gás Nobre, espero que tenha ficado claro a importante contribuição dos profissionais da Química na linha de frente do combate ao novo coronavírus.
Estes profissionais, os químicos, desempenham um papel fundamental em incontáveis frentes de combate à Covid-19, mas claro, estamos aqui apresentando o papel do químico neste cenário, mas também reconhecemos o papel de todos os demais profissionais que têm-se dedicado de diversas formas para combater essa pandemia. Nós, aqui do Ciência em Ação, deixamos o nosso muito obrigado a todos estes profissionais!
Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciência da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender Química, Física e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda em 2020.
Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.
Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciência da Natureza da web!
Bora reagir e realizar os seus sonhos?
Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga o meu Instagram, se inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.