Assim como eu, imagino que você também nunca deve ter se imaginado vivendo uma Pandemia. O Covid-19 chegou e mostrou para gente que apesar de todos os avanços da medicina ainda somos seres vulneráveis.Mas nós temos uma arma eficiente contra o coronavírus: LAVAR AS MÃOS. 

Cinco anos atrás (2015) o Worldwide Independent Network of Market Research (WIN) realizou uma pesquisa com 62 mil pessoas de 64 países com a pergunta: Você lava as mãos com sabonete depois de usar o sabonete? No caso dos brasileiros UM em cada QUATRO dava a descarga e saia sem lavar as mãos. 

E por isso eu decidi hoje escrever este texto, quero conscientizar vocês sobre a importância de termos bons hábitos de higiene sempre e principalmente agora que estamos enfrentando uma pandemia de Covid-19. Lavar as mãos é a nossa arma contra o Coronavírus. 

A água e o sabão: nossa arma contra o Coronavírus? 

O vírus Covid-19 é formado por uma fita de RNA que está protegida por um revestimento de proteínas e um envelope externo de gordura. E esse envelope é alvo da ação do sabão. O revestimento de lípideo (gordura) apresenta espículas pontiagudas, lembrando uma coroa e por isso é chamado de coronavírus. 

As espículas, presentes no envelope, facilitam a entrada do vírus nas células,  e quando ele está infectando as nossas células é que apresentamos os sintomas da gripe causada pelo Covid-19. Por isso é importante que a gente destrua o envelope de gordura, para que o vírus não tenha a capacidade de infectar as nossas células. 

Lavar as mãos é a nossa arma contra o coronavírus justamente por interromper o seu ciclo de vida. Ciclo de vida, professor? Mas eu pensava que vírus não eram seres vivos! Bom, dá uma lida nesse texto aqui, ele explica os motivos que permitem a gente considerar os vírus como seres vivos. 

Sabe quando você lava um prato engordurado só com água, a sujeira não é eliminada completamente. Certo? O mesmo acontece com o vírus, se você lavar a sua mão só com água, ou não lavar, ele vai permanecer funcional. 

 O sabão vai se ligar à molécula de água em uma das extremidades da sua molécula, e a outra extremidade vai se ligar à molécula de gordura do envelope viral.  Quando lavamos as mãos com sabonete, essas ligações formadas quebram a capa de gordura do Covid-19 e o vírus perde a sua capacidade de infectar as nossas células. 

Por quanto tempo devo lavar as mãos?

O tempo para lavar as mãos, que normalmente é anunciado por aí, é de 20 segundos. Porém, no caso do covid-19 e outros agentes patogênicos (que causam doenças), o recomendado é lavar por 30 – 40 segundos.  

Esfregue bem uma palma na outra, depois lave o dorso da mão. Com a ponta das unhas arranhe levemente as palmas da mão, lembre de lavar as laterais das mãos e limpe os punhos e antebraços. 

O álcool  em gel: nossa arma contra o Coronavírus?

O álcool em gel mata o vírus, porém ele precisa estar na concentração de 70% e é menos eficiente que água e sabão.

O álcool  em gel: nossa arma contra o Coronavírus.

Ao lavar as mãos, como nós já vimos, o envelope de gordura do vírus é destruído. A ação do álcool em gel 70%  é diferente. Ele faz com que as proteínas virais são desnaturadas. 

Lembra das espículas? Elas são formadas por proteínas e são essenciais para que o vírus complete seu ciclo de vida. As espículas permitem a injeção do RNA viral nas nossas células. Com o álcool em gel o vírus perde a capacidade infecciosa. 

Você deve usar uma quantidade generosa do gel, espalhar por todas as suas mãos e esfregá-las por 15 ou 20 segundos. Mas atenção, o álcool em gel não substituiu a necessidade de lavar as mãos com água e sabão, já que partículas de sujeira e poeira podem abrigar o vírus. Então, o uso do álcool gel é indicado para quando você estiver na rua, sem acesso à água e sabão.Estando em casa capriche na lavação das mãos e será suficiente. 

Atenção: o álcool 40% não é eficiente e cuidado com as fórmulas caseiras! Evite-as! As receitas com gelatina podem favorecer a proliferação de bactérias. 

E aí, quantas vezes você já lavou a mão hoje?

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of