Você sabia que um dos níveis de organização dos seres vivos são os átomos? E isso é uma das provas que a Química e Biologia estão muito relacionadas. Organizar hierarquicamente os seres vivos e as partes que os constituem facilita muito o estudo da vida. Por isso, neste texto, eu quero revisar com vocês os principais níveis de organização, vamos caminhar dos átomos até a biosfera. Preparado? 😀 

Se quiser revisar o que é a Biologia é só clicar aqui

A biologia estuda os seres vivos e como eles se relacionam entre si e com o ambiente ao redor. Por isso você vai perceber ao longo do texto que alguns níveis de organização fazem referência a um conjunto de seres vivos.

Os níveis de organização dos seres vivos segundo a Química

Os átomos são as unidades básicas que formam toda a matéria que existe no universo. Um átomo é composto por um núcleo com prótons e nêutrons. E também por uma eletrosfera com elétrons. 

As moléculas são formadas pela união de pelo menos dois átomos, mas podem ter mais de dois na sua constituição. E vale lembrar que há moléculas formadas por dois átomo iguais, como por exemplo o gás hidrogênio (H2) ou o gás oxigênio (O2). Como exemplo de moléculas essenciais à vida e formadas por diferentes átomos podemos citar a água (H2O) e a glicose (C6H12O6

Segundo a Biologia 

As organelas são estruturas celulares, podemos dizer que são os pequenos órgãos das nossas células. Elas são formadas por um conjunto de moléculas que se organizam para que determinadas funções possam ser exercidas. Como exemplo podemos citar o retículo endoplasmático rugoso que produzem proteínas, ou então as mitocôndrias que produzem a nossa energia. 

E pela união das organelas nós temos as células, que são as unidades funcionais dos seres vivos. E agora você deve estar se perguntando: mas e os vírus?! Bom, para entender melhor a situação desses misteriosos organismos você pode clicar aqui. As células podem ser procariontes ou eucariontes, o primeiro tipo não apresenta carioteca, sendo que o segundo apresenta.  Nos eucariontes o material genético não está difuso no citoplasma e sim organizado no núcleo. 

Os níveis de organização dos Seres Vivos
Células bacterianas são procariontes 

Diversas células podem se organizar em conjunto para realizar uma determinada função, e assim formam-se os tecidos. Mas fique atento: as células que formam um tecido não são necessariamente iguais. Por exemplo, o tecido sanguíneo: ele é formado por megacariócitos, hemácias e glóbulos brancos. Apesar de diferentes ao se reunirem forma um tecido específico. Basicamente os tecidos humanos básicos são: muscular, conjuntivo, muscular e epitelial. Estas estruturas são estudadas pela histologia. 

Quando diferentes órgãos se agrupam formam-se os órgãos. E assim como os tecidos, eles existem nos organismos com o objetivo de exercer uma determinada função. Por exemplo, o coração, que nos animais é responsável pelo bombeamento de sangue.  Nos vegetais podemos citar os caules, raízes e folhas que realizam as funções que mantém estes organismos vivos. 

Os sistemas formam-se com a união de órgãos que interagem entre si e se complementam para exercer uma determinada função nos órgãos. Por exemplo o sistema endócrino que produz todos os hormônios que contribuem para regular as atividades biológicas.  E quando se unem temos os organismos. Nós, seres humanos como indivíduos somos organismos. 

Segundo a Ecologia 

Uma população é formada por um grupo de organismos da mesma espécie que vive em uma determinada região. Por exemplo, todos os humanos que vivem na sua cidade. Ou então todos os gatos selvagens do parque da Serra do Tabuleiro.

A comunidade é formada por um grupo de populações que vivem em uma mesma área ao mesmo tempo. Ou seja, são populações que coexistem. Na minha casa vivem gatos, humanos e algumas espécies de plantas e todos nós formamos uma comunidade.

Os ecossistemas são formados por todos os fatores bióticos (seres vivos) de uma região e dos seus fatores abióticos. Os fatores abióticos são os fatores não vivos de um ambiente, como por exemplo, a temperatura, a água, o solo, a luz. E a biosfera é a união de todos os ecossistemas!

Ufa, vários níveis né? Mas saber reconhecê-los vai te ajudar e muito no estudo da biologia. Aproveita que você está aqui revisando conteúdo e leia o texto sobre as características dos seres vivos. 

Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciência da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender Química, Física e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda em 2020.


Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.


Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciência da Natureza da web!

Bora reagir e realizar os seus sonhos? 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha  página no Facebook, siga o meu Instagram, se inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *